Graduações :: Significado dos cintos
Cinto branco

Representa pureza. A inocência do indivíduo sobre a arte e sobre os ensinamentos do seu Mestre. Representa a mente aberta que o aluno deve ter para aprender as coisas novas, o ser capaz de compreender um sem número de complexidades da vida. O cinto branco é como uma taça vazia mas sempre pronta e capaz de receber. Não tem preconceitos que o possam impedir de absorver novos conhecimentos. Há sempre espaço para aprender novas coisas. É como uma folha em branco em que o mestre beneficiando da confiança do aluno irá escrever o seu desenvolvimento. Para que um indivíduo possa aprender algo na vida deverá ter a abertura e a curiosidade de um cinto branco.

Cinto amarelo

Representa o ouro, que significa a verdade. É importante que um indivíduo seja verdadeiro consigo mesmo e seja capaz de eliminar o egoísmo. É o conceito de uma semente simbolizada pela cor amarela. Uma semente que se irá transformar numa planta tendo por base uma raiz sólida, para haver um crescimento de qualidade.

Cinto laranja

O sol começa a nascer. Apenas se vê a beleza da sua luz e não a sua verdadeira força.
O aluno, nesta fase, vê apenas a beleza da arte do karate mas não conhece a força das técnicas.
A cor laranja é encontrada nas diversas variações de cores do amanhecer é um caminho que ainda será longo para o raiar do dia, mas que encontra a sua beleza no nascer, o nascer do praticante marcial.

Cinto verde
O cinto verde significa crescimento. Desde que nós vivemos para o futuro, o crescimento é necessário e essencial para viver. O crescimento é associado normalmente com as mudanças e nós devemos aceitar aquelas mudanças mesmo que possam causar sentimentos de insegurança. A memória das nossas próprias realizações em Karate serve para muitas funções. Um cinto verde, deve servir como uma referência para nosso desenvolvimento. Uma medalha não deve deter o treino, devendo este tornar-se mesmo mais duro para a competição seguinte.
Cinto azul
O cinto azul é símbolo de céu. Embora a olho nu se possa ver somente uma parcela do céu, não representa todo o céu. A cor do azul descreve e representa a mente, o potencial mental e a maturidade de um indivíduo. É a nossa determinação que nos dá a habilidade de ultrapassar tarefas difíceis. Consequentemente, devemos treinar para ser fortes tanto mentalmente como fisicamente. Os tempos duros não permanecem, mas uma mente resistente permanece para sempre.
Cinto vermelho

O cinto vermelho significa o sol, o seu brilho e a sua energia. É somente com a actividade física que um indivíduo adquire a sua identidade com as suas capacidades mentais. É com o treino físico em Karate que ocorre uma instrução da mente. Superando-se com perseverança e determinação, o desenvolvimento do espírito indomável ocorre - o objectivo final do Karate. Adquirir o espírito indomável com o treino físico da arte confere-lhe uma atitude mental que lhe permite tratar situações difíceis. Com nosso espírito indomável nós somos capazes da avaliação, de conquistar e de recuperar da desilusão ou do desapontamento. O cinto vermelho representa também a limitação, que é o oposto do cinto azul, ilimitado. No contraste, a limitação permite ao indivíduo avaliar seu progresso. Prepara-nos para alcançar nossos objectivos de curto prazo que, por sua vez, nos conduz a conseguir um objectivo final.

Cinto castanho

O castanho é a terra que pisamos, pois fizemo-nos sólidos como a própria terra, e ainda mais sólidos teremos que ficar nesta etapa, pois é aqui que termina a viagem para muitos. Não é fácil manter-nos tantos anos de castanho, mas é essa perseverança esse desejo de ir mais além Mais uma terra à vista no Novo Mundo, saturada de esperanças de um outro mundo, que no final nos torna sólidos como a terra do nosso planeta.

Cinto preto

O preto simboliza que a escuridão jamais se apoderará do HARA, do centro..., aí onde se ata o cinto, a meio do corpo, quatro dedos por debaixo do umbigo... O preto é o símbolo do iniciado, lembra-nos que ainda “não” chegamos a nada e que a partir desse momento é quando na verdade começamos a ser Artistas Marciais.

O cinto preto com o tempo e com o uso começa a perder a cor e a tornar-se branco... De novo a pureza transformada agora em luz, em sabedoria, depois do conhecimento e da experiência. O cinto gasto simboliza que o seu dono está a voltar à inocência...

Uma característica ZEN da perfeição humana.